sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NOVA ORIGEM DO ICONVERSE - Fase 01 - Como tudo começou

Como disse no meu post anterior, vou começar aqui a mostrar pra quem quiser ler, saber e até mesmo participar, o meu novo projeto pessoal de quadrinhos, o ICONVERSE. Nesses próximos posts eu pretendo dar uma origem embasada e novas diretrizes para o que sempre foi mais do que apenas um hobby meu.

O ICONVERSE - ou Universo Icônico, como gosto de chamar - partiu de uma idéia antiga e nem um pouco original de dar aos meus compatriotas brasileiros algo que sempre senti falta na nossa cultura brazuca, personagens icônicos que servissem de exemplo para nossas crianças, pra nossos jovens, e talvez até pra muita gente adulta, que sente aquele amor maluco por nosso país mas tem um vazio gigantesco que não consegue ser preenchido facilmente. O vazio do orgulho de ser brasileiro...

Tivemos e teremos muitos possíveis candidatos para esse papel de orgulho, como nosso saudoso Ayrton Senna, ou o nosso craque Pelé, quem sabe até mesmo a Gisele Bundchen. Todos esses e muitos outros são figuras de sucesso internacional, com inquestionável carisma. Mas eles ainda são humanos...

Desde muito jovem, eu acreditava que todo país que se preze tem seus heróis. Os gregos foram os precursores disso, com seus deuses mitológicos e grandes heróis que matavam górgonas, entre outros grandes feitos. Os americanos estadunidenses perceberam isso faz uma data e passaram a fabricar seus heróis. Desde Paul Bunian, Billy the Kid, Uncle Sam e Superman, passando por repaginações de sua própria história, como serem heróis da 2ª Guerra ou os Rangers do Velho Oeste.

Nisso eles sempre tiveram razão. O povo de um país sempre pode se espelhar em um ícone, em um heróis exemplar. Pessoas bem sucedidas são ótimas para amenizar o vazio, mas não preenche ele.

O Brasil não tem ícones. Não possuímos nenhum grande herói icônico. Por mais que procuremos...

Foi aí que eu decidi me voltar para os quadrinhos de heróis. O meio de comunicação de massa que é mais acessível para os garotos e garotas que ainda estão em formação, além de - obviamente - ser a mídia mais pronta e fácil de se obter. Os quadrinhos de heróis já existem... Os americanos criaram isso. Por que não pegar uma ferramenta que eles já usam, com sucesso, e tentar embasar aqui mesmo um herói brazuca? Ou até mesmo um universo inteiro deles???

Bem, na minha primeira tentativa, o Universo Germinante, dei com os burros n'água. Por vários motivos, que prefiro não falar, porque no final eu acho que a culpa foi minha mesmo...

Mas essa é a minha segunda tentativa. Vinte anos depois da primeira. Mais maduro, experiente e até rabugento, acredito que dessa vez eu tenha mais foco e menos paciência para nhenhenhé.

Sejam benvindos ao meu UNIVERSO ICÔNICO - ICONVERSE.

Na próxima postagem, pretendo falar especificamente do mundo criado.

Abração e BOAS FESTAS!!!

Um comentário:

  1. É isso aí chefe!!! Sabe que as histórias já to preparando. Tamo junto e misturado Charlebows!! Abs.

    ResponderExcluir